Alesc homenageia os 50 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina

CRMV-SC - Alesc homenageia os 50 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina
08/10/2019

Nesta segunda-feira (07), o CRMV-SC foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, pelos seus 50 anos de criação. Na solenidade, proposta pelo deputado José Milton Scheffer, o Parlamento também prestou homenagem aos Presidentes da instituição e ao Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC).

Scheffer lembrou que Santa Catarina tem 30% de seu produto interno bruto relacionado a atividades agropecuárias. “Por isso é justo esse reconhecimento a diversos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia que, ao longo destes 50 anos, prestaram importantes serviços não só ao conselho, mas à sociedade catarinense”, ressaltou.

Em seu discurso, o Presidente do CRMV-SC, Méd. Vet. Marcos Vinícius de Oliveira Neves, agradeceu o reconhecimento da Alesc, fez um resumo da trajetória nestas cinco décadas e falou sobre a preocupação do conselho em relação a quantidade de cursos de medicina veterinária. “A grande expansão destes números, traz junto a preocupação com a qualidade técnica dos futuros profissionais formados, bem como a observação dos aspectos éticos envolvidos na prática da medicina veterinária e da zootecnia. Neste sentido, aproximamos a autarquia dos cursos e participamos de atividades de orientação aos alunos do universo das duas profissões, desde o ingresso na faculdade até a formatura”, disse.

Na oportunidade, o CRMV-SC lançou oficialmente seu novo material educativo, intitulado “Os heróis da natureza”. De forma lúdica, a cartilha traz a história de uma tartaruga que ingere lixo, é resgatada e levada aos cuidados de um médico veterinário e passa a contar com um exército de crianças que, alertadas sobre os impactos do lixo para os animais, passam a agir de maneira a evitar esse problema, contribuindo para melhorar as condições de vida no nosso planeta.
“Este material é um exemplo da atuação institucional em prol da saúde única e da formação de cidadãos melhores”, ressaltou.

O médico veterinário João Vargas Montardo, que falou em nome dos homenageados, tinha mais de um motivo para celebrar a noite. Além dos 50 anos do CMRV-SC, entidade que presidida por ele entre 1981 e 1984, Montardo também comemora em 2019 seus 50 anos de profissão. “Quando eu estava me formando, foi implantado o sistema conselho federal e conselhos regionais”, lembrou.

O CRMV-SC agradece a contribuição do Médico Veterinário Adilson Schmitt, Vice-Presidente do Núcleo Regional Associado de Médicos Veterinários de Gaspar e Região, pelo empenho e contribuição para a realização deste evento.


AUTORIDADES

O evento foi prestigiado por autoridades políticas, governamentais, empresariais, representantes de CRMVs de outros Estados e demais Conselhos profissionais de Santa Catarina.

Destaque para a presença do Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, que falou sobre a importância dos Médicos Veterinários em Santa Catarina pelo seu privilegiado status sanitário, parabenizando o Estado por ter sido o primeiro no Brasil a conquistar o título de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Cavalcanti comentou ainda sobre as bandeiras do Conselho Federal, uma delas, a luta contra a aprovação de cursos de Medicina Veterinária à distância.

Ainda do sistema CRMV´s, estiveram presentes o Presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, Presidente do CRMV-RO, Francisco Edson Gomes, Vice-Presidente do CRMV-MT, Paulo Augusto Custódio.

Representando o Governo do Estado, a solenidade teve a participação do Secretário Adjunto de Agricultura Ricardo Miotto Ternus, da Presidente da Cidasc, Luciane de Cassia Surdi, do Deputado Estadual Vicente Caropreso, do Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, representando a prefeitura de Florianópolis, da Sargento Glaucia Kruger, representando o Comando do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, da Médica Veterinária Alexandra Schlickmann, representando a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, do Diretor Geral do CAV/Udesc, Clóvis Eliseu Gewehr.
Além de representantes do Sindicato dos Veterinários, Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC), Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci), Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN-10), do Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC), Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB/SC), do Sindicato de Engenheiros Agrônomos, da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Projeto Tamar, Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), Instituto SOS Bicho Urbano.


PRESIDENTES DO CRMV-SC HOMENAGEADOS

Médico Veterinário Santo Zacarias Gomes - Gestão 1973/1975

Médico Veterinário Nereu Correa - Gestão 1978/1981 e 1987/1990

Médico Veterinário João Vargas Montardo - Gestão 1981/1984

Médico Veterinário José Alberto Rossi - Gestão 1984

Médico Veterinário Roni Tadeu Naschenverg Barbosa - Gestão 1985

Médico Veterinário Carlos Alberto de Melo - Gestão 1985/1987

Médico Veterinário Paulo Cesar Rodrigues Duarte - Gestão: 1990/1993

Médico Veterinário Rodnei Carvalho de Oliveira - Gestão 1993/1996 e 1996/1999

Médico Veterinário Presidente Dorvalino Furtado Filho - Gestão 1999

Médico Veterinário Alaor Correa da Silva Filho - Gestão 1999/2002 e 2002/2005

Médico Veterinário Moacir Tonet - Gestão 2005/2008 2008/2011 2011/2014

Médico Veterinário Pedro Jeremias Borba - Gestão 2014/2017

Médico Veterinário Marcos Vinícius de Oliveira Neves - Gestão 2017/2020

GALERIA DE FOTOS



Voltar ao topo