CRMV-SC apoia campanha Novembro Azul Pet

CRMV-SC - CRMV-SC apoia campanha Novembro Azul Pet sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Os homens não são o único alvo da campanha contra o câncer de próstata. Neste novembro azul o assunto também envolve os pets. Se alguns sinais forem percebidos precocemente as chances de recuperação são maiores. Embora não existam estudos que indiquem a idade mais comum para o desenvolvimento desta patologia em cães, sua incidência é maior a partir dos oito anos de idade.

Segundo o Conselheiro do CRMV-SC, Médico Veterinário Luiz Afonso Erthal trata-se de um tumor perigoso, que apesar de ter menor incidência em relação a demais tipos de câncer, pode espalhar-se rapidamente para os nódulos linfáticos, pulmões e ossos. “Exame de rotina, embora não seja uma prática comum na Medicina Veterinária, é um passo importante para diagnosticar a doença. Os principais sinais clínicos incluem dificuldade para urinar e defecar, incontinência urinária, urina com sangue e dor abdominal”, explica o profissional.

A prevenção é a melhor forma de combate: visitas regulares ao Médico Veterinário e a castração são as melhores decisões para prevenir as alterações prostáticas. Não espere pelo outubro rosa ou pelo novembro azul para levar seu pet para um check-up!



Voltar ao topo