No mês em que se comemora a Defesa da Fauna, Comissão do CFMV apresenta espécies em extinção

23 de setembro de 2021

Na última quarta-feira, 22 de Setembro, Dia da Defesa da Fauna, a Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV, apresenta algumas espécies da fauna em extinção no Brasil. A conservação da fauna passa pela formação e aprimoramento dos médicos-veterinários e zootecnistas. Os profissionais envolvidos nos mais diversos postos e que trabalham com a fauna silvestre sabem o quanto é importante avançar nesse tema e discuti-lo técnica e profissionalmente”, assinala Francisco Edson Gomes, presidente da Comissão.

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e uma das mais ricas faunas, mas o desmatamento, a caça, a ocupação humana desenfreada, as queimadas, a poluição e o tráfico de animais silvestres são as principais ameaças aos animais.


Como denunciar o tráfico de animais?

No Brasil, o controle e a fiscalização de animais silvestres é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e pela Polícia Militar Ambiental de cada estado. Ao identificar uma situação irregular relacionada a animais silvestres, é possível fazer a denúncia - que pode ser anônima ou não - das seguintes maneiras:

Em caso de suspeita de tráfico de animais, entre em contato com a Linha Verde do Ibama (0800 61 8080), passe as informações e solicite auxílio sobre as atitudes que podem ser tomadas. É possível também enviar um e-mail para: linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Caso a situação envolva compra e venda ou até transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, denuncie à Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (tel.: 61 3550-7227) ou envie um e-mail para: renctas@renctas.org.br. O site da Renctas é o www.renctas.org.br

















Compartilhar   Compartilhar   Imprimir
Voltar   Página Inicial   Topo