ARTs de Avicultura - Fique atento às normas que regulamentam a produção de ovos

17 de novembro de 2021

O consumo de ovos no Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos, superando a média global e cresceu de forma significativa no país: de 148 unidades per capita anuais em 2010, para 251 unidades em 2020. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A garantia da qualidade desta proteína ao consumidor, passa pelas criteriosas orientações do Responsáveis Técnicos que atuam na área.

Além das regras estabelecidas pelos Serviços de Inspeção, a ABNT, em parceira com o MAPA e outros órgãos, editou a norma ABNT NBR 16437:2016, que especifica os requisitos para a produção, classificação e identificação do "ovo caipira, colonial ou capoeira" no sistema semiextensivo e a ABNT NBR16389:2015 que especifica os requisitos para produção primária do frango caipira criado no sistema semiextensivo, sendo necessário um olhar atento do RT na cadeia de produção para que o consumidor, que é leigo, na hora de adquirir o produto, não se engane. Certificadoras oficiais podem confirmar ao consumidor o cumprimento destas normas.

Neste link a CIDASC disponibiliza informações sobre o setor.



Compartilhar   Compartilhar   Imprimir
Voltar   Página Inicial   Topo