Oito consórcios públicos municipais recebem títulos de adesão ao Sisbi - dois são de SC

02 de dezembro de 2021

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou na última sexta-feira,dia 26, Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para oito consórcios públicos municipais, em evento realizado em Iguatemi (MS). Dois deles para consórcios de Santa Catarina: Consórcio Intermunicipal dos Municípios da AMAVI (CIM-Amavi) e Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC) que beneficiará 40 cidades catarinenses.

Com o reconhecimento, os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados a estes consórcios podem ser comercializados em todo território nacional. Os consórcios que receberam os títulos são participantes do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios (Consim).

Conforme a médica-veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Mariah de Freitas Marques, a capacitação foi fundamental para adequação das agroindústrias da região, e para a preparação para receber a equivalência. Os trabalhos de vistorias foram feitos pelo MAPA, mas com acompanhamento da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O veterinário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Conselheiro do CRMV-SC, Marcelo Pedroso, que apoia e dá suporte a região, esteve acompanhando todo o processo, junto dos veterinários das prefeituras da região.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

A ministra Tereza Cristina destacou que a adesão ao Sisbi por meio dos consórcios possibilitará a inclusão da pequena agricultura, que muitas vezes não consegue ter acesso a esses sistemas. “Essa é uma pequena amostra do muito que pode ser feito neste setor. Temos oportunidades para esses produtos artesanais no mundo todo, mas é preciso ter qualidade e o selo de inspeção para mostrar que o produto foi inspecionado e é um produto de qualidade para todo o consumidor, tanto o interno quanto o externo”, disse a ministra.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, explicou que o reconhecimento de equivalência mostra que o consórcio municipal tem a mesma qualidade de inspeção do Sistema de Inspeção Federal (SIF).



Compartilhar   Compartilhar   Imprimir
Voltar   Página Inicial   Topo