Plenária do CFMV aprova entidade para conceder título à médico-veterinário especialista em animais selvagens

19 de maio de 2022

A Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas) é a mais nova entidade habilitada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para concessão de título de especialista. A decisão foi aprovada, por unanimidade, durante a 358ª Sessão Plenária Ordinária, nos dias 17 e 18 de maio, na sede da autarquia, em Brasília.

A entidade apresentou a documentação relacionada no artigo 5º da Resolução CFMV nº 935/2009 e, após a publicação de resolução específica, estará habilitada a conceder título de especialista por cinco anos, podendo solicitar renovação. Para obter a habilitação do CFMV, a associação comprovou estar formal e regularmente constituída há pelo menos cinco anos e congregar profissionais de, pelo menos, cinco unidades da Federação.

Para ser considerado especialista, o profissional deverá passar pelo processo seletivo promovido pela entidade e, depois de aprovado, deverá solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no qual está inscrito. “O reconhecimento das especialidades valoriza o médico-veterinário que se dedica a aprofundar o conhecimento em uma área de atuação. Também garante à sociedade serviços veterinários especializados prestados por profissionais que foram chancelados por instituições devidamente habilitadas”, defendeu Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

FOTO: M.V. Marzia Antonelli