Perfil dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas em Santa Catarina

13 de julho de 2022

De acordo com o SISCAD, Sistema de Cadastro utilizado pelo Conselho Federal de Medicina Federal (CFMV), o Estado de Santa Catarina conta hoje com 8.814 médicos-veterinários e 213 zootecnistas em atividade.
Na medicina veterinária, o número de mulheres (4.826) em atuação, que já ultrapassou o número de homens (3.988), vem aumentando a cada ano, e a faixa etária com mais profissionais varia de 20 a 29 entre as mulheres e dos 30 aos 39 entre os homens.

Já na zootecnia, prevalece o público masculino, são 143 zootecnistas homens e 70 zootecnistas mulheres. Porém, o cenário pode ficar parecido com o da medicina veterinária nos próximos anos, já que o número de zootecnistas mulheres mais jovens, entre 20 e 29 anos, supera o de homens na profissão nesta mesma idade, são 18 mulheres e 13 homens.

Em relação às cidades que mais concentram os profissionais, em primeiro lugar está Florianópolis, seguido por Chapecó e Joinville. Outro dado extraído do relatório é que do total de profissionais registrados em Santa Catarina em atividade, 2,3 mil possui ao menos uma ART vigente, o que representa 26%.