Você descarta corretamente os resíduos do seu estabelecimento veterinário?

15 de setembro de 2022

A destinação correta de resíduos na medicina veterinária é mais uma das responsabilidades do profissional. O tratamento e a disposição final de cada material descartado devem seguir as regras determinadas pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (ANVISA).

Com o objetivo de orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal o CFMV disponibiliza a Cartilha - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PRGSSA).

De forma didática, a publicação explica como acondicionar cinco tipos de resíduos e ainda dá exemplos de itens em cada grupo: infectantes, químicos, radioativo, comum e perfurocortante. Também fornece as planilhas do Plano de Gerenciamento Simplificado que servem para auxiliar o responsável técnico dos serviços de saúde animal a identificar os resíduos e a fazer o controle da destinação adequada e orienta sobre a segurança e a saúde do trabalhador envolvido na gestão dos resíduos.


CARTILHA