CRMV-SC marca presença na 11ª edição do Simpósio Brasil de Bovinocultura de Leite (SBSBL)

11 de novembro de 2022

Considerado um dos principais eventos do setor no Brasil, o 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), encerrou nesta quinta-feira (10), em Chapecó, com mais de 900 participantes. O CRMV-SC e a Somevesc, apoiadores do evento promovido pelo Nucleovet, participaram com um estande na Brasil Sul Milk Fair, feira que acontece paralelamente ao simpósio e reúne produtos, serviços e tecnologias de impulsionam a bovinocultura leiteira. O evento também teve uma novidade este ano, o 1º Fórum de Brasil Sul de Bovinocultura de Corte.

Representantes do CRMV-SC estiveram presentes, entre eles o Presidente do CRMV-SC, M.V. Marcos Vinícius de Oliveira Neves; a Vice-Presidente M.V. Silvana Giacomini Collet; os Conselheiros M.V. Ederson Bortolotto, Zootecnista Diego Peres Netto e a Presidente da Somevesc M.V. Cristhiane Cattani. O Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Ricardo Miotto Ternus, prestigiou o evento e o espaço das duas entidades.

Durante três dias foram discutidos temas relacionados aos desafios, perspectivas e tendências de um mercado que somente em 2021, teve suas exportações (basicamente leite em pó integral) para mais de 50 países atingiram US$ 97,8 milhões. O leite está entre os seis mais importantes produtos da agropecuária brasileira e o consumo aparente per capita de lácteos está em 166,4 litros/habitante/ano.

A potencialidade decorre de o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de leite com mais de 34 bilhões de litros por ano, tendo uma base produtiva espraiada por todo o território nacional: é uma atividade presente nas pequenas e médias propriedades de 98% dos municípios, onde emprega - incluídas todas as fases da produção, no campo, na indústria, na distribuição etc. - cerca de 4 milhões de pessoas.