Novo modelo de inspeção e fiscalização em Santa Catarina é apresentado na Plenária do CRMV-SC

17 de novembro de 2022

Nesta quarta-feira (16) durante a 451ª Sessão Plenária Ordinária do CRMV-SC, a Cidasc através do Departamento Estadual de Produtos de Origem Animal (DEINP) apresentou o Projeto Piloto-Execução de inspeção e fiscalização por profissionais da Cidasc mediante a implantação de equipes oficiais de inspeção.
O trabalho está sendo desenvolvido com o intuito de promover a criação de um novo modelo de inspeção no estado, pautado em critérios técnico-científicos que, se bem sucedido, poderá ser implantado em todo o território catarinense.

O projeto visa que os Médicos-Veterinários Oficiais (MVOs) desempenhem as atividades de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual-SIE por meio de uma cadeia de custódia, via a implantação de equipes oficiais de inspeção.
As equipes serão compostas por médicos veterinários de apoio e auxiliares de inspeção, além do MVO, e serão coordenadas pela Cidasc. Embora exista a possibilidade de expansão deste modelo para todo o estado, neste momento o Projeto-piloto está voltado aos abatedouros frigoríficos.

Este estudo contribuirá para a garantia da saúde única e poderá proporcionar o aprimoramento dos processos, aperfeiçoamento e fortalecimento do SIE, ampliação do comércio e desenvolvimento econômico do Estado.

O Presidente do CRMV-SC, M.V. Marcos Vinícius de Oliveira Neves, atendendo a solicitação da Cidasc, se comprometeu a fazer a interlocução com o Conselho Federal de Medicina Veterinária para que a Cidasc apresente o projeto ao CFMV.

Estiveram presentes o Diretor Técnico, Diego Severo Torres, Gestor Estadual do DEINP Jader Nones, Alexandra Reali Olmos, Coordenadora Estadual de leite e derivados, Luana Venson, Coordenadora Estadual de qualidade e projetos, e a Renata Meditsch Coordenadora Estadual de sistemas de informação aplicados à inspeção.