Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

CRMV-SC participa do Seminário "Responsabilidade técnica em estabelecimentos de produtos de origem animal" no CRMV-RS

24 de março de 2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promoveu, nesta terça-feira (21), o seminário "Responsabilidade técnica em estabelecimentos de produtos de origem animal", em Bento Gonçalves. O evento, organizado pela Comissão de Tecnologia, Inspeção e Higiene Alimentar do CRMV-RS, recebeu médicos-veterinários de diversas cidades do Estado, além de participantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Ceará e Paraíba. O CRMV-SC foi representado pelo seu Assessor Técnico, M.V. Paulo Zunino. Com o intuito de discutir a segurança alimentar e atuação do profissional frente à responsabilidade técnica, três médicos-veterinários palestraram ao longo do dia para cerca de 200 pessoas, na Fundação Casa das Artes. Cláudia Magalhães, do Rio de Janeiro, abordou a rotulagem de produtos de origem animal, explicando as legislações e como devem ser estar impressas as informações e os rótulos nas embalagens dos produtos.

Já Valéria Rocha, médica-veterinária da Paraíba, falou sobre o contexto de autocontrole no varejo e atacado. Ela ressaltou importância de reunir tantos colegas no seminário: "É uma área até pouco conhecida pelos médicos-veterinários. A gente fala muito sobre produtos de origem animal dentro de indústrias e agroindústrias e esquece um pouquinho do varejo e do atacado, que também trabalham produtos inspecionados". A última palestra denominada informalidade na obtenção e comercialização de produtos de origem animal, foi comandada pelo médico-veterinário carioca, Ronaldo Gil, que falou sobre o desafio dos comércios e matadouros em atender o conjunto de normas sanitárias: "Esse evento traz uma preparação mais adequada ao médico-veterinário. Com um entendimento e conhecimento mais amplo ele vai poder oferecer a sociedade produtos de melhor qualidade".

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, agradeceu a presença de todos e disse que o assunto será uma pauta discutida anualmente no conselho: "É extremamente importante discutir a segurança alimentar. O Rio Grande do Sul é modelo em inspeção e precisamos cada vez mais qualificar os nossos médicos-veterinários e zootecnistas, para que as pessoas recebam produtos que não afetem a saúde".

CRMV-RS