Atendimento 48 3953-7700           
TransparênciaTransparência        

CRMV-SC presente em audiências pública sobre cadeia produtiva de leite

08 de setembro de 2023

Os Conselheiros do CRMV-SC, César Augusto Barbosa de Macedo, Gissele Rambo e Lauren Ventura participaram de audiências públicas realizadas no estado para debater a situação atual da cadeia produtiva de leite. Os debates, promovidos pela Comissão de Agricultura da Alesc, aconteceram nesta segunda-feira (04), em Presidente Getúlio; na última sexta-feira (01), em São Miguel do Oeste e no dia 11 de agosto, em Seara. O CRMV-SC vem acompanhando de perto as pautas desta comissão, especialmente em relação aos assuntos que envolvem temas relacionados à medicina veterinária e zootecnia.

Os produtores reclamam do preço baixo pago pelas indústrias para eles. Entre os motivos da crise estão sendo apontadas as importações de leite em pó do Uruguai, Argentina e Uruguai. Além disso, o alto custo da matéria prima para produção de leite, enormes investimentos nas propriedades e a dificuldade de manter um bom plantel animal.

Nas manifestações foram enfatizadas a procura de soluções para a crise no preço do leite, bem como apresentados dados estatísticos de produção e consumo comparativos a outros países. Os produtores temem a falência do setor e fim da sucessão familiar nas propriedades agrícolas.

Entre as reivindicações está o fim da importação de leite em pó, a concessão de incentivos fiscais pelo governo aos produtores, redimensionamento das indústrias, aumento de crédito presumido do PIS e Cofins, um plano a médio prazo mais competitivo com redução de custos dos lácteos, a redução da margem do comércio que revende o produto e a possibilidade de aumento da produção interna, visando uma futura exportação de leite.