Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Gestão 2023/2026 do CRMV-SC é empossada

08 de dezembro de 2023

Nesta quinta-feira (07/12), tomou posse a nova diretoria executiva e conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC) para o triênio 2023/2026. A cerimônia foi realizada na Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CRMV-SC no Youtube e está gravado na plataforma. Fotos

“É com muita honra que retorno, depois de quase 10 anos, para assumir a presidência desta autarquia. Muitos avanços ocorreram desde a minha última gestão, por isso a minha responsabilidade é ainda maior, porque precisamos seguir evoluindo. Estaremos alertas para que a fiscalização do exercício profissional da medicina veterinária e da zootecnia continue garantindo produtos de qualidade e serviços seguros à população do nosso estado e atuando na valorização profissional”, disse o novo presidente, o médico-veterinário Moacir Tonet, em parte do seu discurso.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, representantes da comunidade acadêmica, do sistema CFMV/CRMVs, do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA), do Governo do Estado, da Prefeitura de Florianópolis, da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (SOMEVESC), da Companhia Integrada de Defesa Agropecuária (CIDASC), de conselhos regionais profissionais do estado, médicos-veterinários, zootecnistas e funcionários.

O tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), José Maria dos Santos Filho, representando o presidente do CFMV, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, falou sobre a importância das unidades entre os regionais. “O CFMV não teria crescido tanto se não fosse o trabalho conjunto dos conselhos regionais, afinal nós somos um sistema, é assim que trabalhamos. Neste contexto, em nome do Presidente, Dr. Francisco, agradeço a grande parceria com o Conselho de Santa Catarina. É importante ressaltar que até pouco tempo, o CFMV não era procurado para consultas importantes. Hoje, somos consultados para nos pronunciarmos sobre várias questões que têm impacto diário na vida do cidadão brasileiro. O MAPA, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, buscam o nosso entendimento”, salientou.

O presidente da gestão 2020/2023, M.V. Marcos Neves, que renunciou ao cargo no mês passado para assumir a tesouraria do CFMV no próximo dia 15/12, fez uma retrospectiva sobre seu mandato. Falou sobre os desafios da sua administração, as novas tecnologias implantadas no sistema, as principais ações da sua gestão, como a reforma administrativa implantada no ano passado no CRMV-SC. “A necessidade do redirecionamento dos recursos financeiros para a atividade finalística, ou seja, para a fiscalização profissional, apontada pelo Tribunal de Contas da União, fizeram com que essa gestão promovesse uma reforma administrativa revolucionando a estrutura do nosso conselho e preparando a instituição para os próximos anos”, afirmou Neves.

A presidente em exercício, M.V. Thalyta Marcilio, falou sobre sua experiência, atuando pela primeira vez na diretoria do CRMV-SC. “A cada sessão plenária e de julgamento, a cada participação em eventos promovidos pelo CFMV, a cada processo analisado e tramitado, meus conhecimentos se expandiam. Em muitos momentos falei e pensei que todos os médicos-veterinários e zootecnistas deveriam vivenciar um dia de conselho, e, com isso sua percepção pela instituição mudaria e com certeza despertaria o sentimento de empatia por cada colega que abdica um pouco da sua vida pessoal e profissional em prol desta instituição”, disse.

Representação do Governo de Santa Catarina

O governador do estado, Jorginho Mello, foi representado pelo secretário de Agricultura e Pesca, Valdir Colatto e também pela presidente da Cidasc, Celles Regina de Mattos. Colatto, desejou sucesso para a nova gestão e enalteceu a importância da medicina veterinária e da zootecnia para a sociedade, especialmente no agronegócio em Santa Catarina, um dos estados que mais produz carne suína e o segundo maior produtor de carne de aves. A presidente da Cidasc, afirmou que o governo reconhece com especial deferência a magnitude dos serviços prestados pela classe. “Tenho convicção de que o time eleito trabalhará com afinco para entregar um excelente trabalho e que a atuação dos médicos- veterinários e zootecnistas será ainda mais compreendida na potência que tem e que faz este estado ser o que é”, disse.


Homenagens

O CRMV-SC prestou homenagens para profissionais que contribuíram com o conselho, prestaram serviços relevantes para a medicina veterinária, zootecnia, bem-estar animal e também aos funcionários que completaram 10 anos ou mais de tempo de serviço.

Marcia Lirio - Presidente e Fundadora do Instituto S.O.S. Bicho Urbano.

Em 2012, Marcia Lirio fundou o Instituto S.O.S Bicho Urbano, uma organização não governamental para realizar ações de controle populacional pautadas em normas preconizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Através de palestras lúdicas em escolas e eventos, realizou diversos eventos educativos, muito ao lado do CRMV-SC. Os projetos de esterilização cirúrgica de cães e gatos realizados pela instituição, em parceria com prefeituras, já passaram por aproximadamente 40 municípios nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde mais de 45 mil animais foram castrados dentro dos padrões de saúde, bem-estar e segurança. Neste mês, será inaugurada a primeira clínica da instituição para atendimento de animais de famílias de baixa renda. E no primeiro trimestre de 2024 terá início o projeto “Pequeno Guardião”, em Passo de Torres, que contará com espaço próprio direcionado ao público infantil.

Deputado Estadual José Milton Scheffer

Em 2019, o Conselho Regional De Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina foi homenageado pelo seu cinquentenário por meio de uma proposição do deputado estadual José Milton Scheffer. Em 2021, ele também foi proponente para uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária, a SOMEVESC. Sempre enalteceu a relevância dos médicos-veterinários e zootecnistas para o desenvolvimento do agronegócio catarinense e mantem as portas abertas para ouvir as demandas da classe. Engenheiro agrônomo de formação, atualmente preside a frente de apoio ao cooperativismo, que hoje possui 250 cooperativas associadas, entre elas do segmento agropecuário.


Zootenista Osmar Antonio Dalla Costa

Graduado em zootecnia pela PUC do Rio Grande do Sul, Osmar Antonio Dalla Costa é mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, doutor em zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi membro da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SC. Atualmente, é pesquisador da Embrapa suínos e aves, em Concórdia-SC. Pesquisador renomado já recebeu oito prêmios na sua área de atuação, entre eles de reconhecimento como profissional destaque no tema bem-estar animal na suinocultura. Foi um dos pioneiros no tema de manejo pré-abate no país e protagonista do maior estudo deste tema no Brasil, que envolveu o acompanhamento de mais de 30 mil suínos. Expandiu áreas de bem-estar animal com trabalhos multiespécies, desenvolvendo pesquisas também com frangos, patos, bovinos e equídeos. Uma trajetória que resultou em cerca de 400 publicações científicas e técnicas, 96 orientações de alunos de graduação, mestrado e doutorado, e mais de 100 palestras em eventos nacionais e internacionais.

Médico-Veterinário Pedro Jeremias Borba

Graduado pela UFPR, com especialização em tecnologia de leite e em microbiologia de carnes, o médico-veterinário Pedro Jeremias Borba iniciou uma sólida carreira em 1976, em Seara, após ser aprovado no concurso público do MAPA. Em 1979, foi transferido para Florianópolis, onde atuou até sua aposentadoria. Tornou-se um dos mais respeitados auditores fiscais, assumindo como Chefe do Serviço de Inspeção Federal em Santa Catarina. Foi conselheiro efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária na gestão 2002/2005, tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina por três mandatos, presidente do CRMV-SC entre os anos de 2014 e 2017.


Funcionários do CRMV-SC homenageados:

Amanda Almeida Luca - Assistente administrativa, ingressou no CRMV-SC em 03 de setembro de 2012.

Bruno Aguiar Vieira - Assistente administrativo, faz parte do quadro de funcionários desde o dia 04 de abril de 2011.

Edson Antonechen - Fiscal do CRMV Santa Catarina com ingresso em 23 de agosto de 2010.

Emilio Lohmann - Procurador jurídico, com atuação no CRMV-SC desde o dia 13 de setembro de 2013.

Mônica Badim - Assistente administrativa, ingressou no dia 20 de agosto de 2012.

Patricia Umpierres Rodrigues
- Assessora de comunicação do CRMV-SC desde o dia 10 de janeiro de 2011.


CRMV-SC GESTÃO 2023/2026


DIRETORIA EXECUTIVA:


M.V. Moacir Tonet - Presidente - CRMV-SC nº 00837/VP
M.V. Eliana Renuncio - Vice-Presidente - CRMV-SC 01793/VP
M.V. Silas Maurício Cuneo Amaral - Tesoureiro - CRMV-SC nº 00777/VP
M.V. Silvana Giacomini Collet - Secretária-Geral - CRMV-SC nº 04200/VP

CONSELHEIROS EFETIVOS:
Zoot. Amir Dalbosco - CRMV-SC nº 0026/ZP
M.V. Fabiana Valle de Souza - CRMV-SC nº 01816/VP
M.V. Graziela Pagani do Amarante - CRMV-SC nº 3434/VP
M.V. José Humberto de Souza - CRMV-SC nº 1608/VP
M.V. Marcelo Henrique Puls da Silveira - CRMV-SC nº 1646/VP
M.V. Roberto Luiz Curzel - CRMV-SC nº 0720/VP

CONSELHEIROS SUPLENTES
M.V. Gissele Rambo - CRMV-SC nº 3860
M.V. Helena Eller Haverroth - CRMV-SC 5071
M.V. Jeferson França Simões - CRMV-SC 1397
M.V. Jorge Alberto Girrulat da Costa - CRMV-SC 1541
M.V. Lauren das Virgens Ventura Parisotto - CRMV-SC 2578
M.V. Luciane de Cassia Surdi - CRMV-SC 1084/VP