Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Critérios de concurso nacional são questionados pelo MPF após ofício do CFMV

09 de fevereiro de 2024

Após ter sido acionado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Ministério Público Federal solicitou esclarecimentos aos ministérios da Agricultura e da Gestão sobre a quantidade de vagas destinadas a médicos-veterinários e zootecnistas no Concurso Público Nacional Unificado, cujas inscrições terminam nesta sexta-feira (9). A informação foi confirmada pelo procurador do MPF Paulo Roberto Galvão de Carvalho durante reunião com a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

Além dos postos destinados aos profissionais representados pela entidade de classe, o procurador do MPF também questionou a inexistência de conteúdo específico no edital do processo seletivo. “São duas questões relativamente independentes e enviamos ofícios aos ministérios para termos mais detalhes. Estamos aguardando posicionamento das pastas”, sinalizou Paulo Roberto Galvão de Carvalho.

A reunião é um desdobramento do ofício entregue pelo CFMV ao MPF em janeiro, logo após a divulgação do edital do concurso. A presidente Ana Elisa Almeida reiterou a preocupação da autarquia em relação às vagas do concurso e a ausência de conteúdo programático específico. De acordo com a gestora, o número insuficiente de auditores-fiscais federais agropecuários pode prejudicar o trabalho de inspeção de produtos de origem animal no país.

“Há estabelecimentos funcionando sem auditor e isso é preocupante para a saúde pública, podendo trazer consequências internas e externas. Há omissão na parte do conteúdo programático porque mistura, por exemplo, Agronomia com Medicina Veterinária. Desta maneira, não há como saber as competências de cada profissional. Estamos apreensivos com o panorama apresentado”, indicou Ana Elisa Almeida. Participaram da reunião o tesoureiro do CFMV Marcus Vinícius Neves, o gerente jurídico Cyrlston Valentino e o gerente técnico Fernando Zacchi.

FONTE: ASCOM CFMV