Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Sistema CFMV/CFMVs recebe indicações para Comenda Muniz de Aragão até 30 de março

21 de março de 2024

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) recebe até 30 de março, indicações de médicos-veterinários militares para a premiação da Comenda Muniz de Aragão. A homenagem é concedida a profissionais que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e contribuído com o seu fortalecimento.

As indicações podem ser encaminhadas ao CRMV-SC, ao e-mail: gabinete@crmvsc.gov.br, até a data estipulada, juntamente com um memorial ou currículo profissional e documentos que comprovem o merecimento. São elegíveis os profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.

Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cujo relatório será encaminhado para apreciação e decisão do plenário do CFMV, conforme estatuto disposto na Resolução CFMV nº 1.291, de 24 de setembro de 2019 e alterado pela Resolução CFMV nº 1.386, de 16 de março de 2021.

Comenda Muniz de Aragão

O nome da comenda é uma homenagem ao tenente-coronel médico do Exército Brasileiro, João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922). Ele desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, em especial, ao mormo, além de ter criado e dirigido o Serviço de Defesa Sanitária Animal, embrião que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Muniz de Aragão, patrono da Medicina Veterinária Militar, empenhou-se pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil e foi diretor da Escola de Veterinária do Exército.

A premiação ocorre anualmente, no dia 17 de junho, data de nascimento do tenente-coronel que dá nome à comenda.

Saiba mais sobre a premiação aqui.