Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

CFMV cria grupo de trabalho para apoio técnico nas ações de resgate em desastre em massa envolvendo animais

14 de maio de 2024

CFMV cria grupo de trabalho para apoio técnico nas ações de resgate em desastre em massa envolvendo animais

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou na quinta-feira (9) uma portaria criando um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de apoiar tecnicamente nas ações de resgate em desastre em massa envolvendo animais.

A portaria leva em consideração o Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais elaborado pelo CFMV, que prevê as diretrizes para resgate técnico, manejo, assistência, manutenção e destinação de animais domésticos e selvagens; a relevância dos conhecimentos da Medicina Veterinária e da Zootecnia para o atendimento a desastres em massa envolvendo animais e a Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que “Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Entre as atividades do Grupo de Trabalho irá apoiar na elaboração e disponibilização às autoridades de listagem de médicos-veterinários voluntários aptos a trabalharem no resgate, avaliação e encaminhamento dos animais; apoiar na elaboração de listagem de estabelecimentos veterinários voluntários para o recebimento de animais que requeiram atendimento; orientar na implantação de Postos Médico-Veterinário Avançados (PMVA), caso confirmada a necessidade de implantação e Articular com empresas, entidades e governos para disponibilização de alimentos e insumos para tratamento dos animais.

O GT é formado pelos médicos-veterinários Cláudio Zago Júnior, Mateus da Costa Lange, - Laisa Bonella Gomes, Leonardo Maggio de Castro e Rodrigo Cardoso Rabelo. O Grupo terá o prazo de 90 dias prorrogáveis pelo mesmo período para conclusão dos trabalhos.