Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

CNP - Elaboração de leis para o bem-estar animal, inclusão da Medicina Veterinária em cadastro nacional de estabelecimentos de saúde entre os temas debatidos

06 de junho de 2024

Encerrou nesta quinta-feira (6) a 2ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), em Goiânia (GO). O encontro, que reúne presidentes de CRMVs de todo o país, foi realizado durante a 8ª CNDA - Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, no Centro de Convenções da capital. Ao longo dos três dias de CNP foram debatidos temas como o “Bem-estar animal e suas implicações nas profissões do médico-veterinário e do zootecnista, elaboração de leis sobre o tema, a inclusão da Medicina Veterinária em cadastro nacional de estabelecimentos de saúde, além da apresentação de demandas, ações e proposições dos Conselhos Regionais. A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou que a CNP é um espaço importante de discussão de pautas que contribuem para o trabalho de médicos-veterinários e zootecnistas. “É um momento de escutar os Conselhos Regionais, entender as demandas e as necessidades de cada um.

O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, apresentou a proposta de reativação do programa de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, tratado pela Resolução CFMV nº 1154 de 2017. “Penso que este tema irá despertar o interesse dos cursos, dos acadêmicos, dos profissionais e da sociedade. O reconhecimento, por meio de um selo de acreditação irá incentivar a qualificação dos cursos. Não são raros os relatos de profissionais sobre a falta de preparo de recém-formados que estão entrando no mercado de trabalho”, afirmou. O CFMV irá dar encaminhamento à proposta levando o tema para a Comissão de Ensino do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Tonet, também aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto de capacitação profissional “Me Formei e Agora” que será aplicado em universidades catarinenses a partir do segundo semestre. A proposta é, além de aproximar o CRMV-SC dos acadêmicos das últimas fases dos cursos de medicina veterinária e zootecnia, e promover um dia de palestras sobre temas como marketing pessoal, publicidade em redes sociais, gestão financeira, saúde mental, entre outros assuntos fundamentais para que irá ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. Santa Catarina, também esteve representada pelo Conselheiro, Marcelo Henrique Puls da Silveira.

Discussões - No primeiro dia da CNP, foram apresentados temas discutidos na primeira conferência, realizada em Salvador (BA), em abril. Entre os assuntos que demandaram encaminhamentos estão: responsabilidade técnica em áreas de sombreamento da Medicina Veterinária; e concurso público para perito da Polícia Federal.

Estande - E durante a CNP, médicos-veterinários e zootecnistas contarão com um estande para recadastramento profissional e negociação de débitos. O espaço conta com servidores do CRMV-GO, que atendem os profissionais durante os três dias de CNP e CNDA. O estande funciona, ainda, como espaço de integração entre os participantes.

CNDA - O Sistema CFMV/CRMVs participou da palestra magna da 8ª CNDA, ministrada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o tema “Segurança Alimentar do Planeta”, em referência ao Dia Mundial da Segurança Alimentar, que será celebrado na próxima sexta-feira (7). A presidente Ana Elisa Almeida compôs a mesa de abertura da Conferência.