Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Comissão de Desastres em Massa Envolvendo Animais do CRMV-SC fala sobre atuação dos médicos-veterinários em acidentes naturais

17 de setembro de 2024

No último sábado (14), representantes da Comissão de Desastres em Massa Envolvendo Animais do CRMV-SC participaram da programação do 3º Congresso Sul Brasileiro da Anclivepa. O evento foi realizado entre os dias 13 e 15 de setembro no Centro de Convenções de Florianópolis, promovido pela Anclivepa SC, teve apoio do CRMV-SC.

O presidente da Comissão, Luiz Afonso Erthal, falou ao público sobre a relevância dos médicos-veterinários em situações de desastres envolvendo animais. A função dos médicos-veterinários em situações de desastres envolve mais que proteção aos animais, mas também a garantia da saúde pública, no que se refere ao controle das zoonoses, o apoio às autoridades na implementação de estratégias de assistência, entre outras ações. “O que o Rio Grande do Sul viveu recentemente nos mostra a necessidade urgente de estarmos organizados para uma ação em caso de enchente ou outra situação de desastre. Santa Catarina conta com um serviço na área da Defesa Civil que é uma referência, agora precisamos, como instituição e médicos-veterinários, consolidar uma estrutura e estratégias de ação”, disse.

Membro da Comissão e com ampla experiência em gestão de equipes e em resgate de animais, o médico-veterinário Rogério Leonel Vieira, ministrou a palestra “Se a enchente do RS fosse em SC, estaríamos preparados?”. A resposta, segundo ele, foi sim e não. Sim, porque já existe uma comunicação direta com as bases do governo de Santa Catarina, um grupo de médicos-veterinários para dar início às estratégias e planos de ação com conhecimento técnico para organização das equipes de voluntários. Não, “porque nunca estamos preparados para lidar com situações de catástrofes”, disse.

A médica-veterinária Luisa Lemos Vieira que também integra a comissão, abordou o tema "Como preparar uma equipe para participar de resgate de animais?" e levantou questões importantes para quem pretende atuar na área como: nível de estabilidade emocional, condição física, comprometimento e habilidades antes de assumir missões tão difíceis.

A convite da comissão, o Cel. Cesar Nunes da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina falou um pouco sobre seus mais de trinta anos de experiência em resgate de pessoas e de animais. Ele fortaleceu o interesse em firmar parcerias com o CRMV-SC e falou sobre a importância de contar com a expertise e o apoio técnico de médicos-veterinários em situações de emergência. Por fim, convidou os profissionais interessados na área a se aprofundarem no assunto participando dos cursos multidisciplinares oferecidos na modalidade EaD pela Defesa Civil.


Também estão abertas as inscrições para o VI Simpósio Internacional de Medicina Veterinaria de Desastres - SIMVD que será realizado entre os dias 07 e 10 de outubro, na Fazenda Escola da Una Contagem, em Minas Gerais. Mais informações aqui.