Comunicado CCZ - Morcego positivo para raiva em Florianópolis

sexta-feira, 30 de abril de 2021

O Centro de Controle de Zoonoses recebeu na última quinta-feira (29) o laudo de análise laboratorial de um morcego positivo para raiva no bairro Campeche. Ele foi encontrado em uma residência, no mês de março, já bastante debilitado, e encaminhado para análise de raiva pela parceria CCZ-LACEN-CIDASC.

Ressaltamos a importância dos morcegos para polinização, dispersão de sementes e controle de insetos e mosquitos vetores de diversas doenças de humanos, portanto não devem ser abatidos. É comum que venham se alimentar em árvores frutíferas em pátio de domicílios, nesse momento eles não representam risco, recomendamos apenas manter a distância.

Caso você encontre um morcego caído, ele pode estar doente, nesse caso ligue imediatamente para o CCZ e nossa equipe irá buscá-lo: 32361962 (horário comercial) ou 991840384 (whatsapp, inclusive aos finais de semana e feriados). Todos os cães e gatos da Rua da Lua Cheia no Campeche, além de um raio de 300 metros ao redor desta, devem receber vacina antirrábica.
A equipe do CCZ passará de casa em casa a partir de 30/04/2021.

Caso sua família não esteja em casa no momento da visita, leve seus animais de estimação para vacinar no CCZ, entre 17h e 18:30h, de segunda a sexta-feira entre os dias 03 e 07 de maio. Outras datas precisam ser agendadas pelo telefone fixo. A vacinação dos cães e gatos é uma forma de proteger toda a família, não deixem passar esta oportunidade. Médicos-veterinários e seus auxiliares são considerados grupo de risco e devem realizar vacinação e titulação de anticorpos.

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE FLORIANÓPOLIS
FOTO: CLAUDIO TODESCHINI



Voltar   Página Inicial   Topo