PSA - Médico-Veterinário fique alerta! Notifique

27 de setembro de 2021

A presença da Peste Suína Africana (PSA) em países fronteiriços ao Brasil preocupa produtores rurais e órgãos de vigilância e defesa sanitária. Para evitar que a doença entre no país, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CRMV/CRMVs) faz um apelo aos médicos-veterinários: fiquem alerta e notifiquem!

A PSA não atinge seres humanos, mas é altamente contagiosa e letal para os suínos. Não há vacina disponível e a doença representa ameaça à economia do país, podendo causar um prejuízo em 5,5 bilhões de dólares, apenas no primeiro ano, segundo estimativas da Embrapa

Veja o recado do médico-veterinário Marcos Neves, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), Estado que mais produz e exporta carne suína no Brasil, responsável pela exportação de 51,68% da proteína (dados da ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal). Neves atua na Cidasc - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, órgão estadual de defesa sanitária.



Compartilhar   Compartilhar   Imprimir
Voltar   Página Inicial   Topo