CRMV-SC realiza entrega do “Prêmio Pecuária Saudável”, iniciativa que reconhece projetos na área de saúde animal

26 de outubro de 2021

Nesta segunda-feira (25), o CRMV-SC realizou, em sua sede na Capital, a entrega do “Prêmio Pecuária Saudável”, iniciativa que reconhece projetos na área de saúde animal. Das sete iniciativas escolhidas, duas foram de Santa Catarina: “Educar Brincando” do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), que conquistou o primeiro lugar na categoria Terceiro Setor e o projeto “Sanitarista Junior”, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), que ficou em terceiro lugar na categoria Entidades Públicas.

A premiação é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ela reconhece, premia e dissemina boas práticas organizacionais e profissionais voltadas à educação e comunicação social em apoio às ações e projetos de defesa sanitária animal, desenvolvidas ou em desenvolvimento.

O Presidente do CRMV-SC, M.V. Marcos Vinícius de Oliveira Neves, representando o Presidente do CFMV, Franscisco Cavalcati de Almeida e o Superintendente Federal da Agricultura em Santa Catarina, M.V. Túlio Tavares Santos realizaram a entrega dos certificados às instituições e de um tablet ao ICASA.
“Esta premiação é a prova de reconhecimento nacional de dois grandes projetos que muito nos orgulham. Campanhas como esta reforçam a importância da educação sanitária para um Estado renomado pela sua força no agronegócio”, afirma Neves. Para o representante do MAPA, a premiação “valoriza aqueles que estão fazendo há muito tempo um excelente trabalho pela educação sanitária e pela saúde animal em todo o país, a CNA junto ao CFMV e aos CRMV´s estão de parabéns”, afirmou Túlio.

Educar Brincando - ICASA

A Conselheira Técnica do ICASA, M.V. Luciane Surdi recebeu a premiação em nome do Projeto “Educar Brincando” criado em 2017 e que já atingiu mais de 40 mil crianças em Santa Catarina. O programa leva conhecimento sobre sanidade e bem-estar dos animais às salas de aula para crianças do ensino fundamental, focado na manutenção da condição de área livre de febre aftosa no Estado de Santa Catarina onde são apresentados os órgãos oficiais de defesa sanitária animal do Estado, as noções sobre saúde e doença dos bovinos, noções sobre identificação animal, trânsito animal, manejo e organização de um rebanho bovino e bubalino. O conhecimento é passado de forma lúdica através de palestras onde a criança interage com a apresentação, atividades e brincadeiras.

“O intuito é auxiliar na formação dos futuros produtores rurais e melhorar a compreensão da sociedade sobre a importância do setor agropecuário para o estado. Estamos lisonjeados com a premiação e este reconhecimento só nos dá mais energia para continuar o trabalho”, disse Luciane.

Sanitarista Júnior - CIDASC

O Médico-Veterinário Diego Rodrigo Torres Severo, Diretor de Defesa Agropecuária da CIDASC, representou a instituição recebendo o certificado pelo programa “Sanitarista Junior”. Entre os anos de 2015 a 2021, o projeto esteve presente em mais de 200 escolas catarinenses, formando 14.800 crianças como “Sanitaristas Juniores”.

O objetivo geral do programa é disponibilizar e construir com os alunos o conhecimento referente à defesa agropecuária, qualidade de vida através do favorecimento da saúde pública e da segurança alimentar, com o controle da sanidade dos animais e vegetais, a conservação ambiental, e o despertar pelo interesse de permanência no campo por parte dos jovens.

O público também são os alunos do ensino fundamental da rede pública e particular, municipal e estadual, rural e urbana de Santa Catarina. Toda a comunidade educativa e os pais são envolvidos no projeto, uma vez que as crianças elaboram apresentações teatrais, músicas e apresentações cívicas.

“O Sanitarista Junior é um programa fundamental de conscientização feito com crianças e que certamente vamos colher grandes resultados daqui alguns anos. Vamos inclusive fazer uma parceria com o ICASA neste sentido e fomentar outros projetos da CIDASC na área educacional”, afirmou Diego.

Participaram também do encontro o Chefe Substituto da Divisão de Defesa Agropecuária M.V. Roberto Hausen Messerschmidt (MAPA), os Médicos-Veterinários Luciana Gomes Nunes Ordonez e Rafhael Verdum (ICASA), o Assessor Técnico e de Fiscalização do CRMV-SC, M.V. Paulo Zunino e o Assessor Jurídico e Institucional do CRMV-SC Anselmo Livramento Machado.

FOTOS



Compartilhar   Compartilhar   Imprimir
Voltar   Página Inicial   Topo