Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC

Vacina contra Influenza está liberada a todos os médicos-veterinários de SC

20 de maio de 2022

O Presidente do CRMV-SC, M.V. Marcos Vinícius de Oliveira Neves e o Assessor Técnico e de Gabinete M.V. Paulo Zunino foram recebidos nesta sexta-feira (20) pelo Diretor do Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE), João Augusto Brancher Fuck. A reunião, solicitada pelo CRMV-SC, foi para falar sobre campanhas que envolvem a vacinação dos profissionais médicos-veterinários no Estado, com destaque para campanha da Influenza.

O CRMV-SC foi buscar uma orientação e pedir apoio no sentido de incluir os médicos-veterinários nos grupos prioritários de trabalhadores da saúde, uma vez que o conselho vem recebendo ligações de profissionais que tem a vacina negada em alguns municípios. Até então, a orientação do Governo do Estado era liberar a vacina para trabalhadores de saúde com atuação em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, por exemplo. Hoje, Fuck informou que a vacina contra a influenza será liberada para todos os profissionais da saúde, independente de sua lotação.

“Faremos um ofício nos próximos dias para formalizar esta comunicação e já vamos reforçar em todas as nossas redes para que seja realizada a imunização em todos os profissionais que atuam na área da saúde. A cobertura vacinal está baixa em nosso Estado, em torno de 50%.”, afirmou o Diretor. O Presidente do CRMV-SC agradeceu a receptividade e lembrou da importância do médico-veterinário nos mais diversos cenários. “Trabalhamos em muitas frentes, não apenas com a saúde animal, mas com a saúde humana. É de extrema relevância este reconhecimento”, reforçou.

Os representantes do CRMV-SC aproveitaram a oportunidade para conversar sobre outras campanhas de vacinação para os médicos-veterinários, entre eles, a vacina antirrábica. Segundo a Dive, não há falta, mas também é preciso ter controle para que seja aplicada com critério. As instituições planejaram inclusive um trabalho em conjunto de orientação sobre este e outros assuntos.