Funcionários do CRMV-SC participam de programa interno de capacitação

27 de maio de 2022

Entre terça-feira (23) e quinta-feira (26) os funcionários do CRMV-SC participaram de um programa interno de capacitação e treinamento interno, inicialmente coletivo e depois dividido por setores. No primeiro dia, profissionais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promoveram um treinamento sobre Gestão de Fiscalização e Contratos realizado por profissionais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O pregoeiro e membro da Comissão de Licitação do CFMV, Vitor Hugo da Silva Ramos e a gestora e fiscal de contratos de terceirização e infraestrutura, Mayla da Silva Ali Fontes, dividiram suas experiências abordando temas referentes à contratação, metodologias, termos de referência e a nova lei de licitação nº 14.133 que entrará em vigor no dia 1º de abril de 2023, entre outros assuntos.

Na quarta-feira, o evento teve início com a fala do Presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, que apresentou um resumo do levantamento preliminar da auditoria referente aos anos 2019-2021, realizada pelo CFMV em março deste ano. “O relatório é um grande indicador, mostra onde estamos, quais são nossos riscos, onde precisamos aperfeiçoar. Temos potencial, uma grande equipe e todas as ferramentas para aprimorar os pontos apontados pela equipe de auditores”, disse Neves. O Presidente falou também sobre o Plano Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC), um programa criado em maio do ano passado e direcionado aos gestores de organizações públicas, no qual o CRMV-SC fez sua adesão. O objetivo do plano, criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é reduzir os níveis de fraude e corrupção?no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.?

Em seguida, foi realizada uma palestra sobre “Responsabilidade dos Servidores Públicos” com a advogada da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Priscila Paganini Costa Ferrari. Temas relacionados a conduta ética, responsabilidade civil e criminal foi o tema principal. A advogada também falou sobre atos e crimes praticados por terceiros contra administração pública e possíveis consequências. A partir da tarde de quarta-feira e durante toda a quinta-feira a capacitação foi setorizada, para o desenho de processos internos, criação de indicadores e alinhamentos na operação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

FISCALIZAÇÃO

Na fiscalização, a capacitação ocorreu durante toda a semana. A equipe fez um treinamento com os novos tablets para utilizar a nova plataforma de fiscalização eletrônica do Sistema CFMV/CRMVs, o Inofisc. Incialmente, o Supervisor de Fiscalização e membro do GT de Fiscalização do CFMV, M.V, Fabio Marcon, realizou o curso teórico na sede do Conselho durante dois dias. Nos dias seguintes, as equipes saíram a campo para realizarem testes a partir da nova plataforma. A proposta do Inofisc é otimizar os trabalhos, eliminar os documentos físicos, ou seja, não haverá mais preenchimentos no papel, será tudo online. O sistema está em implantação em todos os regionais do país.

FOTOS