Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Nota de apoio do Sistema CFMV/CRMVs às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

06 de maio de 2024

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) se solidariza com o estado do Rio Grande do Sul diante das chuvas intensas que desalojaram mais de 100 mil pessoas e têm causado grandes transtornos e prejuízos.

Os médicos-veterinários e zootecnistas estão presentes no local, atuando de maneira rápida e eficiente para prestar suporte técnico, conforme diretrizes estabelecidas pela Resolução CFMV nº 1.511/2023, que orienta a atuação em desastres em massa envolvendo animais domésticos e selvagens.

Nesse contexto, destacamos as atividades realizadas pelos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia:

Resgate e atendimento: médicos-veterinários têm realizado o resgate de animais em risco, prestando primeiros socorros, tratamento de ferimentos e acolhimento;

Apoio à comunidade: os profissionais têm colaborado com as equipes de emergência e defesa civil, orientando a população sobre cuidados com os animais, vacinação e ações preventivas;

Monitoramento da saúde animal: através de sua expertise, os profissionais monitoram possíveis surtos de doenças nos animais devido à situação de emergência;

Proteção à fauna silvestre: os profissionais também desempenham um papel crucial na proteção de animais silvestres, auxiliando no resgate e realocação para áreas seguras;

Colaboração com as autoridades:
em conjunto com órgãos públicos e entidades de proteção animal, os médicos-veterinários e zootecnistas têm trabalhado para mitigar os impactos nas áreas atingidas.

O Sistema CFMV/CRMVs reafirma seu apoio à população do Rio Grande do Sul durante este período difícil e expressa gratidão a todos os profissionais que estão atuando voluntariamente de maneira incansável para amenizar o sofrimento e perdas. Nosso apoio e solidariedade a todos os atingidos pelas chuvas.

Por fim, ressaltamos que diante da situação de calamidade pública enfrentada no estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.

A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Dados para doação:

Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)

Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária
Foto: Renan Mattos/Reuters/g1