Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Cadastro para Médicos-Veterinários - Como ser voluntário no RS?

09 de maio de 2024

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul abriu um cadastro para médicos-veterinários que tenham disponibilidade para trabalhar como voluntários em abrigos para atender animais atingidos pelas enchentes no estado vizinho. Para se cadastrar clique aqui. . Não há remuneração, nem ajuda de custo para este trabalho.

Outro programa de voluntariado para profissionais da saúde é do Governo Federal. A Força Nacional SUS é uma assistência prestada geralmente em casos graves como desastres ambientais. As áreas listadas pelo Ministério da Saúde incluem medicina veterinária.
O cadastro para o voluntariado pode ser feito aqui. Vale destacar que não é gerado vínculo empregatício com o governo.

O presidente da Comissão de Desastres em Massa envolvendo Animais do CRMV-SC, Luiz Afonso Erthal, fala sobre a importância do voluntariado organizado. “Mais do que nunca os animais precisam de nós, mas para que as ações em situações de caos sejam assertivas o ideal é se cadastrar no CRMV-RS ou no site oficial do governo. Os cadastros são fundamentais para que os comandos saibam para onde encaminhar os reforços e organizar as ações”, explica.

Cenário

Mais de 6 mil animais já foram resgatados por um mutirão de profissionais que envolvem agentes da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, médicos-veterinários voluntários especializados em desastres, entre outros voluntários.
As autoridades estão preocupadas com a falta de abrigo temporário. Em muitos abrigos, animais estão sendo aceitos e acolhidos juntamente com seus tutores.

Doações

Clique aqui e veja a campanha do CRMV-SC em parceria com a Cidasc. São 20 pontos de coleta pelo estado