Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Grupo de trabalho para debater regulação de transporte aéreo de animais deve ser criado até o fim de junho

10 de maio de 2024

Até o final do primeiro semestre de 2024, um grupo de trabalho para discutir a regulação do transporte aéreo de animais deve ser criado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. A sugestão de organizar um corpo técnico com esta finalidade foi apresentada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) à Anac nesta terça-feira (7), na sede da agência, em Brasília.

Durante o encontro, a presidente do CFMV Ana Elisa Almeida reiterou que a segurança no transporte de animais é uma necessidade urgente. “É um tema de muita relevância. Os animais ocupam hoje ainda mais espaço nas famílias. A gente coloca toda a nossa expertise à disposição da Anac, do governo federal e das companhias aéreas para que sejam encontradas soluções que garantam o bem-estar animal e evitem que incidentes voltam a acontecer”, pontuou.

O superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac Adriano Pinto Miranda sinalizou que a composição do grupo de trabalho é bem vista pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. “A Anac está com consulta pública aberta até 14 de maio para que os interessados enviem contribuições sobre o tema. A partir da compilação dessas informações, vamos conversar com o ministro [Silvio Costa Filho], que se mostrou receptivo à ideia do GT”, indicou.

Além do CFMV e da Anac, o grupo de trabalho deve reunir representantes dos ministérios dos Portos e Aeroportos, da Agricultura e Pecuária, da Saúde, e do Meio Ambiente, da Polícia Federal, entre outros. Participaram da reunião o vice-presidente do CFMV Romulo Spinelli, o assessor técnico Andreey Teles, e os colaboradores da Anac Érica Ramalho, Laís Alencar, Patrícia Semensato e Rafael Braga.