Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

Emoção marca a abertura da 33ª edição Do Zootec

14 de maio de 2024

A abertura da 33ª edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), realizado nesta segunda-feira (13), Dia do Zootecnista, foi marcado por muita emoção no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Promovido pela Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), o evento tem apoio do CRMV-SC. Diversas homenagens foram prestadas, como às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Outro ponto alto da noite, foi uma homenagem aos zootecnistas pioneiros em Santa Catarina, entre eles, o conselheiro do CRMV-SC, Amir Dalbosco, a professora Marília Terezinha Sangoi Padilha, primeira mulher com registro no CRMV-SC e seu marido, o também zootecnista José Carlos Padilha.

“Percebemos uma mudança muito clara por parte do sistema CFMV/CRMVs, no que se refere ao tratamento da zootecnia, na forma de comunicação institucional, na abertura para o diálogo e mais recentemente na criação de um grupo de trabalho para que se possa buscar soluções para conflitos, especialmente nas áreas multidisciplinares relacionadas as duas profissões: medicina veterinária e zootecnia”, afirmou o presidente ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro. Esta foi a primeira vez que Santa Catarina sediou o evento, motivo de orgulho para o anfitrião da Zootec, Tiago Goulart Petrolli. “Receber a Zoootec foi um grande desafio e também uma enorme honra. Espero que sejam dias de muita troca de experiência e aprendizado”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina, (CRMV-SC), Moacir Tonet, representou a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, que teve seu voo cancelado na última hora e não pode participar da abertura. “Um dos setores econômicos mais dinâmicos do Brasil, o agronegócio tem na esteira de sua expansão o trabalho do zootecnista que contribui de forma significativa para a saúde única e para a economia brasileira”, afirmou. As palestras técnicas seguem nesta terça-feira e encerram na quinta-feira.

Lançamento do e-book "A profissão de Zootecnista"

No segundo dia do evento, a Universidade do Estado de Santa Catarina lançou o livro "A profissão de Zootecnista". Uma coletânea de reflexões sobre a formação, atuação de mercado e questões político profissionais. Clique aqui e confira.