Defesa agropecuária é fortalecida com trabalho de médicos-veterinários e zootecnistas
27 de setembro de 2024
A atuação de médicos-veterinários e de zootecnistas na defesa agropecuária nacional esteve em destaque durante o 3ª Seminário de Defesa Agropecuária (Sedagro), realizado entre os dias 24 a 26 de setembro, durante a 4ª Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal (Expomeat), no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Ao apresentar a palestra “Médicos-veterinários e zootecnistas: profissionais na Defesa Agropecuária Nacional”, o secretário geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), José Maria dos Santos Filho, evidenciou o compromisso da autarquia dentro deste cenário para garantir a segurança e a qualidade dos produtos agropecuários, além da saúde dos animais. “O Conselho ajuda na mitigação das doenças e quando faz a fiscalização. Temos médicos-veterinários e zootecnistas no serviço público e na iniciativa privada e todos atuam para dificultar a propagação de doenças”, ressaltou.
Entre os pontos abordados pelo secretário geral destaque para o Plano Nacional de Fiscalização (PNF) aprovado pelo CFMV. O PNF busca estabelecer diretrizes para as ações de fiscalização que serão priorizadas e executadas a partir de 2025. As medidas descritas no plano incluem fiscalizações presenciais, remotas, análises de documentos e verificações do cumprimento das normas profissionais.
Nesta edição do seminário promovido pela Anffa Sindical, representantes do setor produtivo e público na área agropecuária discutiram estratégias de enfrentamento aos desafios do setor, entre os quais a Influenza Aviária e a Peste Suína Africana, doenças com potencial devastador.