O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se reuniu com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para fortalecer a parceria institucional e tratar de questões que impactam diretamente a rotina dos médicos-veterinários. O encontro aconteceu quinta-feira (03/07), na sede no ministério.
O Sipeagro — sistema utilizado pelo Mapa para o registro e cadastro de estabelecimentos e produtos agropecuários — foi o tema central da reunião. A plataforma é essencial para a regularização de clínicas e profissionais, e o objetivo da reunião foi buscar formas de agilizar e simplificar sua utilização.
“Vários colegas encontram obstáculos no uso do Sipeagro. A ideia é buscarmos juntos soluções práticas, como materiais explicativos e vídeos didáticos, para tornar o processo mais simples e eficiente”, afirmou Adolfo Yoshiaki Sasaki, presidente do CRMV-PR e integrante da Comissão de Assuntos Institucionais do CFMV.
O sistema também permite a unificação de informações, auxilia na análise de solicitações e automatiza processos de fiscalização.
Além do Sipeagro, os participantes debateram sobre o Certificado Veterinário Internacional (CVI) para o transporte internacional de cães e gatos. “Já houve avanços, mas o processo ainda pode ser aprimorado. Colocamos o conselho à disposição para sugerir melhorias e contribuir com a realidade de quem está na ponta”, destacou Diogo Alves da Conceição, presidente do CRMV-RJ e também membro da comissão.
O coordenador-geral do Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Cleverson Freitas, reforçou a importância da atuação conjunta entre o MAPA e o Sistema CFMV/CRMVs.
“Essa parceria é fundamental para garantir a defesa agropecuária e a regularidade do exercício profissional. Sozinhos, não conseguimos avançar. Trabalhar em conjunto é a chave para resultados positivos para todos”, declarou.