Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC

Outubro rosa pet alerta sobre sinais que podem indicar câncer de mama em pets

1 de outubro de 2025

O Outubro Rosa relativamente recente estende sua luz de conscientização para os animais de estimação: cães e gatos também podem desenvolver câncer de mama, uma neoplasia importante que demanda atenção desde cedo. A castração, em período certo, indicado pelo médico-veterinário, desponta como uma das medidas mais eficazes de prevenção.

Existe também a possibilidade de tumores mamários em machos, porém é rara, mas o risco de malignidade é alto, e muitos desses tumores têm potencial de metástase (disseminação) se não identificados e tratados cedo.

O diagnóstico precoce é essencial e alterações como caroços palpáveis, secreções, mudança de cor ou textura, ou inchaço nas mamas ( detecção que pode partir dos responsáveis) devem levar à avaliação veterinária rápida. O exame clínico, seguido de biópsia ou citologia, e complementos com exames de imagem, são decisivos para identificar se o tumor é benigno ou maligno, determinar estágio e traçar tratamento.

Quando comparado com humanos, embora haja mais estatísticas oficiais para casos humanos, os dados veterinários são claros: prevenir é muito mais eficaz e menos traumático do que tratar doenças avançadas. Nesse sentido, aderir à castração em época adequada, manter acompanhamento veterinário de rotina (idealmente semestral), ensinar os responsáveis a observar os sinais iniciais e promover conscientização se traduz em aumentar consideravelmente as chances de cura, reduzir sofrimento e salvar vidas.