Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC

CRMV-SC e MPSC lançam campanha conjunta de combate à esporotricose

26 de novembro de 2025

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançaram uma campanha integrada de combate à esporotricose, uma iniciativa que reforça a importância da saúde única, envolvendo tanto o bem-estar animal quanto a saúde pública.

O anúncio foi feito pelo presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet e pelo Promotor de Justiça Promotor Luciano Trierweiller Naschenweng na última segunda-feira (24) durante a abertura do Curso de Educação Continuada em Perícia Veterinária, realizado no CREA-SC, em Florianópolis.

Em Santa Catarina, o número de casos vem crescendo: regiões como Florianópolis, Itajaí e Joinville já registraram aumento significativo nas notificações, tanto em felinos quanto em pessoas. Os materiais, que foram desenvolvidos pelo CRMV-SC e impressos pelo MPSC são direcionados à população geral , além do flyer com conteúdo voltado às clínicas veterinárias. Os cartazes e folders destacam o QR Code do Protocolo Estadual Esporotricose Humana e Animal da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) e alertam para notificação obrigatória da doença.

O secretário de Saúde de Florianópolis, Almir Adir Gentil, recebeu o material e irá organizar a distribuição nos postos de saúde da Capital. O próximo passo é buscar apoio da secretaria de Estado de Saúde para ampliar a ação em Santa Catarina. “Somar esforços com o MPSC e com o município nos fortalece. Juntos, podemos ampliar o alcance das informações, proteger os animais e garantir mais segurança à saúde pública catarinense”, disse o presidente do CRMV-SC.

Com essa ação conjunta, CRMV-SC e MPSC esperam aumentar a conscientização, fortalecer a rede de vigilância e promover ações de controle efetivo da esporotricose em Santa Catarina, protegendo tanto a saúde animal quanto humana.

CARTAZ

FLYER